EnglishSpanishPortuguese

Pela terceira vez, Itajaí recebe o maior evento náutico do mundo. O Volvo Ocean Race (VOR) chega ao Brasil no próximo mês. Entre os dias 5 e 22 de abril, a Vila da Regata fica aberta na cidade para receber os competidores.

A previsão dos organizadores é de que os primeiros barcos apareçam a partir do dia 8 de abril. A regata é considerada a Fórmula 1 dos mares, e envolve competidores do mundo todo velejando entre os continentes e oceanos.

Que tal saber mais sobre essa competição?

Volvo Ocean Race: o que é?

A largada dessa edição da competição ocorreu em 22 de outubro de 2017 em Alicante, Espanha, e seguiu para mares de países como Portugal, África do Sul e Hong Kong. Houve uma parada estratégica sem pontuação em Guanzhou, na China, até os barcos retornarem a Hong Kong e seguirem até Auckland, na Austrália.

É da Oceania que a frota segue rumo a Itajaí. Em seguida, o trajeto segue em direção ao norte para Newport, nos Estados Unidos, e atravessa o Atlântico para retornar à costa britânica.

A previsão de chegada da frota a Cardiff, capital do País de Gales, é para maio de 2018, e seguirá por uma perna curta _ mas difícil _ até Gotemburgo, na Suécia. A regata termina em Haia, na Holanda.

Esta será a edição com o maior número de milhas da história, porém, será percorrida num menor espaço de tempo. O objetivo é que o trajeto tenha mais obstáculos, porém, também seja mais ágil e veloz.

Itajaí no Volvo Ocean Race

Esta é a terceira vez que a regata de Itajaí está no roteiro dos competidores.

A primeira vez foi em 2012 e a segunda em 2015. Em 2015, cerca de 350 mil visitantes participaram do evento.

Além de Itajaí, cidades como Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) também concorriam para receber a prova. Trata-se da única parada dos velejadores na América Latina.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina destinou R$ 4,7 milhões para a realização do evento. Por se tratar de um evento internacional, com diversas exigências, Itajaí figura como uma referência ao ter recebido anteriormente o VOR, tanto em estrutura quanto no acolhimento do público.

Para receber o evento, o Centreventos Luiz Henrique da Silveira, também conhecido como Vila Regata, recebeu diversas melhorias. Pintura, revitalização da rede elétrica, novos bancos e montagem do espaço Fish Garden são algumas delas.

No local, serão programadas cerca de 50 atrações culturais gratuitas, incluindo música e muito mais. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 5 de abril, às 19 horas, no próprio Centreventos.

A estrutura para montagem das estruturas trazidas em 129 contêineres já está na cidade, e devem começar a ser montados a partir do dia 20 de março.

Além disso, o Diário Oficial da União já autorizou, por Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para a Volvo Ocean Race utilizar o sinal de radiofrequência para as transmissões internacionais direto de Itajaí para todo o mundo.

A partir de 5 de abril até 22 de abril, a Vila da Regata fica aberta ao público com diversas atrações.

Ficou interessado? Então, reserve agora mesmo o melhor hotel de Itajaí para aproveitar muito o evento que é o maior do mundo náutico. O Hotel Estação 101 tem disponibilidade para as datas do Volvo Ocean Race.

Reserve agora!

 

Share via
Copy link