EnglishSpanishPortuguese

Como todas as cidades que crescem alguns problemas sociais acabam surgindo, na tentativa de trazer boas ações os alunos do Centro Educacional Municipal Taquaras criaram o projeto “50 Desafios da Tainha do Amor” com o objetivo de estimular ações positivas em toda a sociedade e não apenas no âmbito escolar. O grupo pretende incentivar o amor, a confiança, a família, o respeito e amizade.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

A pesca é um dos maiores patrimônios de nossa região, foi por meio dela todo o início dessa linda história de crescimento, o nome do projeto é ainda uma homenagem à Pesca da Tainha, peixe típico em nossa região e que movimenta uma parte da economia na praia de Taquaras, onde está localizada a escola. O início de pesca a tainha está prevista para começar no dia do trabalhador, segunda-feira, 01, de maio.  

Tainha, peixe típico da região

Tainha, peixe típico da região

Observar a atividade de pesca a tainha é uma grande experiência para quem está visitando nossa região, o peixe típico atrai moradores de diversas comunidades que se unem para realizar o processo, é um verdadeiro espírito de união onde todos estão juntos por uma causa, sendo esta causa uma grande manifestação artística e simbólica. Quando os pescadores se reúnem para tirar a rede do mar encontramos desde crianças, mulheres e idosos praticando a puxada. A pesca aproxima a comunidade e muitas pessoas acabam se tornando amigos, é um momento de partilha do peixe que vem do mar e é de todos.

Os alunos do 9º ano do Centro Educacional Municipal Taquaras desenvolveram cartazes com o dizer “S-Vida” que significa “Sim à Vida” para espalhar por lugares visíveis, conscientizando a sociedade do amor e preservação a vida. O projeto “50 Desafios da Tainha do Amor” tem como principal interesse transformar em hábito os desafios, tornando-os uma manifestação do próprio ser consciente de que ao próximo devemos apenas fazer o bem e nos amar é uma das coisas mais importantes a serem feitas.

Imagem: Prefeitura de Balneário Camboriú

Imagem: Prefeitura de Balneário Camboriú

O projeto é ainda uma conscientização contra o jogo “Baleia Azul” que anda correndo pelas redes sociais e devastando a vida de pessoas inocentes. O suicídio não deve ser retratado como uma brincadeira ou julgado como um ato falho do ser humano, o que a sociedade deve fazer é o que essas crianças estão promovendo, o amor e o acolhimento de todos e de si. Entre os desafios propostos pelo projeto “50 Desafios da Tainha do Amor” estão: desenhar três corações no braço do amigo, desenhar seus sonhos e colocar em um lugar visível para que eles lembrem todos os dias que são capazes de seguir em frente, abraçar os amigos e mostrar o quão eles são importantes, compartilhar momentos em família, realizar ações de caridade, postar foto com os amigos nas redes sociais usando a hashtag #avidavaleapena e pescar tainha.

Imagem: Prefeitura de Balneário Camboriú

Imagem: Prefeitura de Balneário Camboriú

A praia de Taquaras fica localizada em Balneário Camboriú, pode ser acessada pela Interpraias, um dos caminhos mais bonitos de Santa Catarina, onde você encontra diversas praias e um visual realmente incrível. Se você estiver em nossa região não deixe de conferir as belezas naturais que nos rodeiam e provar uma deliciosa tainha, é claro.

Share via
Copy link