EnglishSpanishPortuguese

A pesca da tainha em Santa Catarina rendeu tanto que precisou ser encerrada com um mês de antecedência.

Isso porque o limite de 1,2 mil toneladas de pesca, estipulado pelo Ministério do Meio Ambiente, foi atingido. Portanto, a pesca artesanal encerrou no dia 29 de junho. A pesca artesanal encerrou um dia antes, no dia 28.

A pesca artesanal da tainha é considerado um patrimônio histórico da região, afinal, foi a responsável por toda a sua história de crescimento econômico. Não por acaso, em Itajaí é realizada anualmente a Festa da Tainha, onde é explorada a gastronomia com o peixe.

Pesca da tainha em números

Em 2017, apenas 17 barcos industriais tiveram autorização para executar a atividade. Mas, em 2018, um total de 50 barcos receberam a autorização. Somente na pesca artesanal, que trabalha com a chamada pesca de emalhe anilhada, foram autorizadas 130 embarcações.

O estabelecimento de cotas e datas corretas para a pesca visa garantir a preservação da espécie. Os números oficiais de quantas tainhas foram pescadas por região ainda não foram divulgadas pelos órgãos oficiais.

A pesca figura como importante atividade econômica de Itajaí. Para saber mais sobre o assunto, veja nosso post: Pesca em Santa Catarina une Cultura e Variedades

A tainha como atração

A tainha é um peixe bastante famoso no litoral de Santa Catarina. Durante a pesca, centenas de turistas tomam o litoral para ver os cardumes de tainhas sendo retirados pelos pescadores. O cenário atrai olhares e flashes de visitantes que se encantam com a quantidade de peixe retirada do mar, especialmente na primeira pesca da temporada.

Em Itajaí, a Festa da Tainha é um evento já tradicional com objetivo de celebrar os resultados da pesca e apresentar a culinária repleta de opções gastronômicas. Neste ano, a atração trouxe mais de 25 mil pessoas para a cidade e distribuiu gratuitamente dez toneladas de tainha.

Durante o evento, também foi escolhida a melhor receita baseada na tainha. O hambúrguer de tainha, servido pelo Instituto Federal Catarinense – IFC, foi o vencedor devido ao grande sucesso que fez. A tainha ao bambu, de autoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ficou em segundo lugar, seguida pelo pastel de tainha elaborado pela secretaria de urbanismo.

A diversidade com quem a tainha é explorada tem como objetivo valorizar o peixe responsável pelo crescimento econômico da região.

Itajaí, em especial, é privilegiada em sua geografia pela confluência entre o rio e o mar. Essa característica privilegia a produção pesqueira, inclusive da tainha, além de proporcionar belas paisagens.

Quando vier a Itajaí, fique hospedado no Hotel Estação 101. Ficamos no Bairro Espinheiros, às margens da BR 101, com bom acesso às cidades de Itajaí, Penha, Balneário Camboriú, entre outras.

Para fazer seu passeio ainda melhor, o Hotel Estação 101 oferece um cupom BLOG5 e receba 5% de desconto em sua hospedagem. Vai perder? Vem pra cá!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap