EnglishSpanishPortuguese

Outubro é mês de festa em Santa Catarina.

Neste ano a tradicional festa germânica Oktoberfest alegra Santa Catarina, em Blumenau, entre os dias 4 e 22 de outubro. Trata-se de uma das maiores festas de tradição alemã fora da Alemanha, considerada a maior do Brasil.

A festa celebra as origens alemãs que correm nas veias dos descendentes germânicos catarinenses. A festividade tem suas raízes na Alemanha, na região da Baviera. A primeira edição aconteceu em 1810, o objetivo era promover uma corrida de cavalos em comemoração a um casamento.

O evento foi datado em 12 de outubro de 1810, celebrando a união entre o Príncipe Herdeiro Luís com a Princesa Teresa de Saxônia-Hildbughausen, em Munique. A festa reuniu tanta gente que o pai da noiva, original idealizador, optou por repetir a dose no ano seguinte.

Em 1811, a festa agregou uma feira agrícola com objetivo de comemorar os bons resultados na colheita. A partir de 1840, o evento passou a receber visitantes de outras partes da Alemanha que chegavam a bordo de um trem.

O modelo da festa, desde essa época, já incluía diversas barracas com produtos regionais e também apresentações divertidas nos palcos. Por pelo menos 25 anos a festa não foi realizada devido às frequentes epidemias e guerras da época, mas desde 1945 as festividades ocorrem de forma ininterrupta.

A comemoração de Munique, na Alemanha,serviu como inspiração para a festa de Blumenau, inaugurada em grande estilo no ano de 1984. Ao todo, mais de 102 mil pessoas prestigiaram a primeira edição do evento no município catarinense. O número foi considerado expressivo ao comparar com a população blumenauense na época, que não chegava a 50 mil pessoas.

A Oktoberfest fez tanto sucesso em Blumenau que em poucas edições conquistou espaço na estrutura do município. Em 1988, mais um pavilhão foi construído para abrigar a festa, além de outros dois que já existiam, mais o ginásio de esportes.

Atualmente, a festa figura no calendário de festividades do Estado como uma das principais comemorações. Grupos de diferentes lugares do Brasil se dirigem até Blumenau com o intuito de prestigiar a Oktoberfest.

Ao chegar no local, o visitante é recepcionado em uma área de 39 mil m², o que inclui quatro pavilhões e espaço externo. Fazem parte da estrutura, também, um parque de diversões e a praça de alimentação, o Empório Vila Germânica, mais o Kinderplatz (Praça da Criança).

Cultura e lazer na Oktoberfest

A Oktoberfest reúne atrações incríveis que remetem à cultura alemã. Durante os 18 dias de evento, a música alemã faz a alegria de quem prestigia o evento. A gastronomia também tem protagonismo, com pratos típicos germânicos acompanhados pelo tradicional e delicioso chopp artesanal.

As opções de lazer agradam aos públicos infantil, jovem e adulto. As crianças podem se divertir com os brinquedos e jogos do Kinderplatz. Além disso, o parque de diversões fica disponível com diversas atividades.

Para os adultos, uma das competições mais tradicionais da Oktoberfest é o Concurso Nacional dos Tomadores de Chopp em Metro, realizado em todas as noites da festa e com inscrição gratuita. O desafio é beber uma tulipa de 600ml de chopp no menor tempo possível e num gole só. Podem participar maiores de 18 anos, ainda que a bebida utilizada não contenha álcool.

Outra competição de frequência diária é a disputa pelo título de Rei do Tiro, idealizado por mais de 40 clubes de caça e tiro existentes em Blumenau. A modalidade esportiva é aberta ao público, que recebe orientações de membros do Schützenvereine (Sociedade de Atiradores).

Os trajes típicos da Oktoberfest

Outro elemento visual indispensável na Oktoberfest é o traje típico alemão. Para celebrar esse item, o Concurso de Fritz e Frida reúne e premia as composições mais criativas no Setor 1 da festa, todas as terças e sextas-feiras.

Os vencedores participam do desfile festivo a bordo de um carro alegórico e recebem um caneco oficial da Oktoberfest. Fique atento à programação, pois há dias em que trajar roupas germânicas garantem meia entrada ou até gratuidade para curtir a festa.

Ficou a fim de aproveitar tudo de melhor que a Oktober tem a oferecer? Para curtir a folia bem informado, fique atento aos valores e programação completa no site da Oktoberfest e conte com a estrutura do Hotel Estação para fazer do seu passeio em Santa Catarina uma experiência inesquecível, nós estamos localizado em um ponto estratégico para você chegar nessa festa.

Share via
Copy link