EnglishSpanishPortuguese

O Hotel Estação 101 realizou mais uma conquista importante em sua história. O certificado Programa Alimento Seguro (PAS) para os nossos restaurantes. Se trata de um sistema de requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais, que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mantém em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Esta conquista é muito importante pois mostra o tamanho da qualidade de nossos restaurantes, a nossa maior recompensa é também o reconhecimento dos nossos clientes, que têm a garantia de receber produtos alimentícios com qualidade e feitos com muito carinho.

Programa Alimento Seguro (PAS)

certificado-churrascaria101-2

O Programa Alimento Seguro (PAS) foi desenvolvido em conjunto pelo SEBRAE, SENAI, SENAC, SESI e SESC com o objetivo de disponibilizar e conscientizar sobre as boas práticas e sistemas de análises e controles. Desta forma o empreendimento estará atendendo as exigências do mercado consumidor. O melhor de tudo é que esta parceria entre as instituições, que ainda incluem a ANVISA, Ministério da Agricultura e do Abastecimento e Ministério da Saúde, ajudam em toda a cadeia de produção, desde o campo até o consumidor final.

Diferente de muitos anos atrás as empresas que possuem o objetivo de servir alimentos aos seus clientes precisam passar por esse processo que aumenta o controle de qualidade dos produtos. Todo o processo de cuidado com os alimentos visa a prevenção de contaminação por meios físicos, biológicos e químicos. Conforme o site do SEBRAE, Santa Catarina, os objetivos do Programa de Alimento Seguro são três: aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos para a população brasileira; aumentar a competitividade das empresas brasileiras e preparar essas empresas para atender às exigências dos países importadores nas questões relativas à segurança alimentar.


Todo o Programa Alimento Seguro é baseado nos procedimentos higiênico-sanitários instituídos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do Ministério da Saúde. O processo é realizado por meio de treinamentos onde são realizadas aulas sobre os assuntos técnicos e consultorias, em sala de aula e dentro da empresa. As aulas servem como uma demonstração dos procedimentos que devem ser adotados, tudo isso ainda possui o apoio do material didático, que contém textos e ilustrações. Assuntos como a produção de alimentos, resfriamento, congelamento, distribuição, controle de tempo e de temperatura são abordados em aula e trabalhados visando que o produtor desses alimentos evite a exposição do mesmo.

Todo esse estudo, treinamento e conscientização do Programa Alimento Seguro é desenvolvido para a melhoria da produção e manipulação dos alimentos em bares, restaurantes, lanchonetes e outros serviços de entrega de alimentos. Todos os ensinamentos possuem base nas Boas Práticas de Fabricação (BPF) e nos Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO), requisitos para o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).

O Programa Alimento Seguro também é indicado aos fornecedores de alimentos, ou seja, supermercados, açougues, verdureiras, peixarias e etc, esse produtos também possuem um sistema que prevê a sua qualidade, o que garante alimentos fresquinhos para todos nós, que produzimos e os entregamos com carinho e dedicação para você.

2

Share via
Copy link