EnglishSpanishPortuguese

Um dos maiores contatos com a natureza que você pode ter em nossa região é visitando o Parque Natural Municipal da Atalaia, no bairro Fazenda, em Itajaí. Um lugar extremamente mágico onde o convívio entre os animais e o homem é inexplicável. Não tem como nos visitar e não ter contato com a natureza em suas diversas formas.

O Parque Natural Municipal da Atalaia conta com dois mirantes que apresentam uma vista surreal da nossa região. Aqui é o momento em que você consegue dar aquela escapadinha dos agitos da cidade e curtir o som tranquilo da natureza. São cerca de 19 hectares de área preservada onde você pode encontrar 200 espécies de árvores diferentes, todas dispersas pelo espaço que preservam mais de 100 animais e aves. No verão o Parque da Atalaia recebe quase 5 mil pessoas. A entrada no local é gratuita, mas é preciso respeitar a natureza e os animais.

A diversão para conhecer o  Parque Natural Municipal da Atalaia já começa na entrada, uma subida de 600 metros que pode ser realizada a pé ou com nos finais de semana com a ajuda do Brucutu, um caminhão que tornou-se uma ajuda indispensável, ao longo da semana os visitantes podem subir até o local de carro. No final desta subida você pode escolher para qual lado seguir, no final de cada uma delas está um mirante.

O caminho da esquerda apresenta o mirante Água, que suporta no máximo 15 pessoas, são mais 600 metros nessa subida que dá vista a Praia do Atalaia e ao molhe que divide o canal do mar, é por ali que os navios entram no Rio Itajaí-Açu para chegar até os portos, uma vista realmente bonita que nos mostra muito da beleza da cidade. No lado direito da trilha está o mirante Ar, até lá são mais 550 metros e é aqui onde a diversão tem local marcado. Um dos esportes mais praticados na nossa região é o parapente, e este lado da trilha do Parque Natural Municipal da Atalaia é usado pelos praticantes. Aqui você pode ver o céu colorido pelos equipamentos e ainda ver os surfistas na praia.

Os contatos que realizamos com a natureza são extremamente importantes para nossa saúde em inúmeras formas, visitar Santa Catarina é ter essa experiência. O mar que nos cerca é apenas um dos exemplos que podem ser apresentados, pois ao nosso redor está uma vasta natureza. O Parque Natural Municipal da Atalaia é um local muito respeitado por todos os nativos e turistas, além de apresentar uma vista maravilhosa para a imensidão azul o Parque ainda é exemplo de convivência entre os animais e os homens. Na trilha você pode encontrar lindos lagartos, aves e outras espécies que estão em busca de alimento. Aqui é mais do que necessário ter a consciência de preservação do meio ambiente e do amor aos bichos.

O local é antigo e muito conhecido na região. Antigamente o Parque da Atalaia servia como um ponto de observação para os pescadores, que do alto observavam os cardumes de tainha e sinalizam aos outros pescadores que estavam no mar.

Créditos das imagens: www.itajai.sc.gov.br

Share via
Copy link