EnglishSpanishPortuguese

Neste mês de julho Balneário Camboriú comemora 53 anos e para que você se sinta mais próximo dessa cidade maravilhosa nós queremos te contar a história dessa linda cidade.

Todo o nosso litoral pode parecer que tem uma história bem parecida mas cada um com suas particularidades. As terras foram povoadas por índios que aqui encontraram condições agradáveis e resolveram construir suas vidas. Aqui perto na Praia de Laranjeiras existia uma fartura em pesca, com o clima agradável e rio de água doce, então os índios tupy-guaranis passaram a desfrutar de tudo o que a terra provia.

A margem esquerda do rio foi povoada em 1758, mas apenas em 1826 que Baltazar Pinto Corrêa recebeu do Governo da Província de Santa Catarina um pedaço de terra para o cultivo, hoje essa localidade recebe o nome de Bairro dos Pioneiros. Anos depois a  Arquidiocese de Florianópolis autorizou a construção de uma Igreja, e sua obra foi iniciada em 1849. Hoje este local é conhecido como Arraial do Bom Sucesso, considerada hoje um patrimônio Tombado, em 1998.

balneario-camboriu-estacao-101

O crescimento do vilarejo que deu início às cidades de Camboriú e Balneário Camboriú foi desenvolvido por moradores de Porto Belo e Itajaí, que migraram para nossa região. Portanto as cidades que hoje participam do crescimento sempre estiveram presente e fazem parte especial desse processo. O Município de Camboriú foi criado no dia 05 de abril de 1884, por meio da Lei nº 1.076, sua localidade era na Barra e possui um território de 1.200 km² tendo como limites Tijucas ao sul, Brusque a oeste, Itajaí ao norte e o Oceano Atlântico ao leste.

Durante muito tempo ele foi considerado um dos principais produtores de café do Estado, tendo as jazidas de mármore, granito e calcário também como grandes destaques nas atividades econômicas. Junto desse crescimento a sede do município foi transferida para a Vila dos Garcias, e a agricultura passou a ser valorizada tornando a faixa litorânea desprezada.

As primeiras casas de veraneio começaram a surgir no Centro da Praia em 1926 e pertenciam principalmente a moradores de Blumenau. É por incrível que pareça quem trouxe o hábito de ir a praia banhar-se foram os alemães, pois até então o banho de mar era considerado um tratamento medicinal ou apenas para pesca, “mandar” alguém ir a praia, era praticamente uma ofensa.

estacao101gif4

Foi durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) que os alemães afastaram-se das praias como medo de serem hostilizados. Na época hotéis e moradias da praia eram utilizadas pelo Exército Brasileiro como observatórios da costa brasileira. Quando o conflito acabou, o turismo ressurgiu na região. O crescimento populacional, turístico e econômico foi o ponta pé para a emancipação. Em 1964, por meio do vereador Aldo Novaes um projeto de resolução objetivando a criação do município de Balneário Camboriú, este foi criado definitivamente em 08 de abril de 1964.

Como toda a influência indígena o nome dessa cidade não poderia ser diferente. Ao longo dos anos muitas variações surgiram e significavam Rio de muito robalo ou criadouro de robalo, um peixe muito comum em nossa região.

A programação de comemoração promete ser especial, você pode acompanhar no site da Prefeitura de Balneário Camboriú.

Quer comemorar esse aniversário com a gente? Faça sua reserva! Você será muito bem-vindo!

Share via
Copy link