EnglishSpanishPortuguese

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]

Agenda cultural de Balneário Camboriú e Itajaí: fique por dentro

 

  • Aproveite tudo que a região tem a oferecer durante o fim de agosto e o mês de setembro

A região de Balneário Camboriú é muito diversa em opções de bares, restaurantes e outros estabelecimentos para aproveitar o melhor do litoral. Que tal enriquecer sua estadia na região aproveitando algumas atrações culturais? Os eventos são em grande parte gratuitos e trazem hábitos e história da localidade.

SARAU DA TAINHA

Nossa primeira dica tem como palco a Praça do Pescador, em Balneário Camboriú, e está programada para o sábado, 2 de setembro, entre as 10 e as 23 horas. São mais de doze horas de atividades culturais durante a realização do Sarau da Tainha, que ocorre todo primeiro sábado de cada mês.

Esta edição é especial, pois comemora os dois anos do projeto, que conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura. A manhã será marcada por uma oficina de Jardinagem Libertária e pela segunda edição do Mamaço na Praça, que reúne mamães em um piquenique cultural.

 

SARAU DA TAINHA

O público tem a oportunidade de apreciar a deliciosa Tainha defumada e a sopa de siri no almoço oferecido no local, acompanhado e seguido pela programação multicultural. No evento, os visitantes podem ter contato e podem adquirir o artesanato local.

A diversidade de atrações abrange apresentações musicais, exibição de cinema, exposições de artes visuais e fotográficas e trocas de livros e LPs. O público é convidado a interagir com os artistas que se apresentam o tempo inteiro, estendendo o contato com diferentes tipos de arte para todos os visitantes. Este evento é gratuito e recomendado para toda a família.

BC FOTO FESTIVAL

Entre 24 e 27 de agosto, ocorre mais uma edição do festival BC Foto Festival. Este evento tem periodicidade anual, e reúne profissionais do ramo da fotografia de todo o país para a troca de experiências por meio de palestras, oficinas e aulões sobre o assunto. O Teatro Municipal Bruno Nitz recepciona as palestras e aulões, enquanto as oficinas serão oferecidas no Sesc, na Faculdade Avantis e no Parque Ecológico Raimundo Malta.

BC FOTO FESTIVAL (2)A abertura do festival ocorre na noite de 24 de agosto, com a palestra “Crítica, Curadoria e Mercado: dispositivos que cercam e dialogam com o artista”, que conta com as falas de Rosely Nakagawa e Ronaldo Entler, mediados por Lucila Horn. A noite de sexta será a vez do fotógrafo brasiliense Kazuo Okubo explanar a palestra “Nada mais que o corpo nu”.

A palestra “A Fotografia e o Poder de Transformação”, de Nilo Biazzeto Neto, está programada para a noite de sábado. O ciclo de palestras é fechado com as considerações de Araquém Alcântara no domingo, com a palestra “Araquém Alcântara: colecionador de mundos – 50 anos de fotografia”. Todas as palestras são gratuitas, mas precisam que o participante faça inscrição prévia. Confira no site do evento a programação completa de aulões e oficinas, bem como seus valores.

FESTIVAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Entre 24 e 27 de setembro, Balneário Camboriú reúne os contadores de histórias em uma rica programação. Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura municipal, a programação abrange todas as idades e terá suas atividades no Teatro Bruno Nitz, na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, no auditório do Sesc, na Praça do Pescador e na Praça da Cultura.

Contações de histórias, palestras, formações e rodas de conversa envolvem artistas de Balneário Camboriú, que trazem a fisionomia da cultura local, e mistura-se à diversidade brasileira, com participações de artistas todo o Estado e do país. A programação completa encontra-se no site da Cia Ler e Viver, responsável pelo evento. Todas as atrações são gratuitas.

REC’N’ PLAY FESTIVAL

O tradicional evento traz para o palco do Teatro Bruno Nitz aprentações musicais de artistas locais. Na sexta-feira, 22 de setembro, o blues da banda The Headcutters de Itajaí invade a noite de Balneário Camboriú. Renomada nacionalmente, os músicos seguem o timbre e a sonoridade dos anos 1950/60 e tem inspiração em ídolos consagrados do estilo como Muddy Waters, Little Walter e Jimmy Rogers.

A música continua no sábado, 23 de setembro, quando Balneário Camboriú recebe François Muleka e seus convidados numa apresentação que mistura ritmos brasileiros, americano e africano em uma só noite. Ambos os shows são livres para todos os públicos e tem ingressos comercializados pelo valor de R$ 40. Idosos e estudantes tem direito a meia-entrada. As entradas podem ser adquiridas neste site.

BAZAR ITINERANTE

No final de semana de 16 e 17 de setembro, o Passeio San Miguel, em Balneário Camboriú, recebe este evento. O Bazar Itinerante reúne diversas programações culturais em um único lugar. Dá para conhecer e comprar artigos de vestuário, artesanato, livros e acessórios de empreendimentos criativos que estarão expostos.

BAZAR ITINERANTE

Além dos badulaques, o bazar traz uma programação recheada de música, rodas de conversa, oficinas, gastronomia e exposições. Acesse o evento do facebook para ficar por dentro.

18ª FESTA DO SUKIYAKI

O Clube Náutico Almirante Barroso, em Itajaí, recepciona este evento comemorativo aos 30 anos da imigração japonesa no município. Descendentes e imigrantes do Japão reúnem-se no local às 19 horas, com intuito de preservar as tradições de seus antepassados.

A temática central da festa é a gastronomia oriental, com o “sukiyaki” servido à vontade entre os participantes. Para alegrar a noite, grupos de música tradicional japonesa, o Taiko, trazem diversos instrumentos musicais de percussão que são tradicionais do país. O evento é promovido pela Associação Nipo Brasileira de Itajaí e tem o custo de R$ 50 por pessoa.

CONCERTOS DE MÚSICA ERUDITA

Não deixe de prestigiar este evento, que contempla apresentações de piano e violino abertos à comunidade e aos visitantes de Itajaí. Estão programados seis concertos entre agosto e dezembro, sendo um por mês.

O primeiro ocorre em 30 de agosto, às 20 horas, com o pianista Alberto Damián Montiel. Em setembro, o concerto “Jovens Solistas” está agendado para o dia 13, às 20 horas, com Louise Frey e Mauren Frey. Ambos ocorrem na própria Escola de Música e Arte Sonora. Veja aqui a programação completa dos próximos concertos.

FESTIVAL DE MÚSICA DE ITAJAÍ

Durante nove dias, todos os ouvidos se voltam para a diversidade de acordes e batuques reunidos na vigésima edição deste evento. A programação se estende por diversos pontos do município, como o Teatro Municipal, Mercado Público e Centreventos, entre os dias 1 e 9 de setembro.

FESTIVAL DE MUSICA DE ITAJAICada dia terá doze horas de programação ininterrupta, com shows, oficinas e rodas de conversa. A abertura ocorre no pátio da Casa da Cultura Dinde Brandão, às 20 horas, com a presença da Tarrafa Elétrica, Homenagem a Carlinhos Niehues e Vê Domingos. Neste dia, a entrada é gratuita, mas fique atento pois algumas atrações são pagas. Confira aqui a programação completa.

Ufa, quantas atrações! Vai perder? Agora, aproveite para conferir a disponibilidade do Hotel Estação 101 e marcar logo a sua viagem até a região. Desejamos uma excelente estadia para você e sua família![/vc_column_text][divider line_type=”No Line”][nectar_btn size=”jumbo” open_new_tab=”true” button_style=”regular” button_color_2=”Accent-Color” icon_family=”none” url=”https://myreservations.omnibees.com/default.aspx?q=3687″ text=”AGORA QUE JÁ VOCÊ ESTÁ POR DENTRO, VEM PRA CÁ CURTIR!” margin_right=”200″ margin_left=”200″][divider line_type=”No Line”][/vc_column][/vc_row]

Share via
Copy link