EnglishSpanishPortuguese

A cultura é um dos principais atrativos de Itajaí, muitas festas típicas, artistas talentosos e centros preservados com o princípio de manter a história viva. Por isso se você estiver passando pela cidade não pode deixar de conferir a programação, provavelmente você irá encontrar alguma opção de lazer que irá lhe proporcionar uma ótima experiência.

A gastronomia é um ponto forte da região, e não é pra menos, um lugar que vive da pesca não poderia deixar de oferecer deliciosas opções. Dentro do âmbito gastronômico existem duas festas na cidade que fazem muito sucesso e que você precisa conhecer, é a Festa do Colono e a Marejada. Essas festas típicas são uma grande atração e ótima oportunidade para conhecer melhor a nossa região. Para os amantes de música o Festival de Música de Itajaí, com certeza irá te surpreender.

A Festa Nacional do Colono é uma homenagem ao agricultor e uma comemoração à valorização da nossa cultura e dos hábitos da zona rural de Itajaí. Essa linda festa conta com atrações artísticas, culturais e esportivas. Além de apresentar exposições voltadas para o ramo agropecuário, agroindustrial, e industrial. Muita comida típica e shows fazem parte desta programação. A importância desse evento chegou a âmbito nacional, por mostrar a importância da atividade agrícola do nosso município. Dessa forma podemos mostrar como é importante a preservação dessa cultura para todos os setores econômicos. O evento acontece por meados de julho.

A Marejada é uma festa tradicional da cidade, que já está em sua 29º edição e conta com a participação da população itajaiense e da região de Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Navegantes, Brusque e Blumenau. Esta típica confraternização apresenta comida típica, grandes atrações musicais e uma super feira de negócios, a World Business Show.

O surgimento da Marejada foi em 1987, com o objetivo de integrar Itajaí no circuito de festas de Santa Catarina, que aconteciam em outubro. Assim o fluxo turístico do Vale era melhor aproveitado. A pesca sempre foi  uma das mais importantes atividades econômicas da região, além de possuirmos um dos maiores portos pesqueiros do Brasil.

Com o tempo a festa mudou sua data mas continuou com a sua essência, agora a Marejada sempre acompanha outro grande evento, trazendo mais diversidade e cultura para a cidade. No ano passado a Marejada foi comemorada com a chegada dos veleiros da Regata Transat Jacques Vabre, que partiram de Le Havre, na França.

Música é o que não falta em Itajaí. A cidade conta com o Observatório de Música, a Casa da Cultura e o curso de música da Univali para elevar seus talentos, por isso nada mais justo do que ter um evento voltado para essa importante área cultural. O Festival de Música de Itajaí possui reconhecimento nacional, trazendo diversos músicos de todo o país para participar dessa linda confraternização.

O evento acontece desde 1998, com edições anuais, realizadas no mês de setembro. Aqui a música é assunto de discussão e produção. Grandes professores e músicos do país são convidados para participar das oficinas com os estudantes, além das aulas, os intervalos são agraciados com intervenções musicais. A noite o Mercado Público de Itajaí é o palco desses grandes artistas.

Share via
Copy link