A Churrascaria

churrascaria2A churrascaria do Hotel Estação 101 é ideal para você realizar eventos empresariais ou sociais. A qualidade do serviço, do atendimento e um ambiente que oferece 288 lugares são alguns dos diferenciais que você encontrará e que fazem os clientes retornarem ao hotel. A churrascaria oferece buffet de saladas e pratos quentes, rodízio de carnes assadas e sobremesas.

Certificado Programa Alimentos Seguros
A História do Churrasco

Uma das comidas mais típicas do sul do Brasil que acabou ficando famosa no resto do mundo com certeza é o churrasco. Alimento tradicional aos finais de semana, em jogos de futebol ou apenas para reunir os amigos e papear. A história do churrasco conta com variações, mas o sabor nós sabemos ao certo qual é.

Ruinas dos Sete Povos das Missões

Ruinas dos Sete Povos das Missões

No século XVII, no interior do Rio Grande do Sul, havia uma comunidade criada por jesuítas, ao oeste, que se chamava Sete Povos das Missões, aqui o objetivo era a catequização dos indígenas que ainda viviam pelas terras. Em 1768, o povoado teve fim, e o que restou foram as ruínas, que deixaram exemplos de uma sociedade harmoniosa.

Com o fim do povoado os campos passaram a ser habitados pelos rebanhos que foram criados e procriaram-se, tomando conta das terras fartas e alimentando-se delas. Na época o Brasil era muito rico em ouro, porém o alimento provindo da terra era tão farto quanto. Os tropeiros vinham de Laguna e São Paulo atrás do rebanho que ficou famoso. A comida típica entre esses grupos eram grandes pedaços de carne fresca, assadas ao calor das brasas no chão e temperados com um pouco de cinza.

sulr-05O alimento a base de carne feita no chão era um legado dos índios, que levava o nome de coócai, assim como colocar as mantas de carne sob o lombo do cavalo, para seguir viagem. Quando a caminhada acabava, a carne estava salgada por causa do suor do animal e pronta para ser preparada. Foi por causa do acampamento dos tropeiros que as primeiras cidades começaram a surgir. O ciclo produzido por eles marcou na história como as primeiras ocupações.

Durante o terceiro ciclo denominado “Civilização do Estancieiro”, este alimento e o seu modo de preparo continuavam presentes na história. O churrasco sempre foi considerado a principal substância, por ser nutritivo, de fácil preparo e prático para comer com as mãos. Foi durante o desenvolvimento da civilização que ele ganhou fama e espaço cultural, hoje o churrasco faz parte da história do Rio Grande do Sul.

O típico churrasco gaúcho é aquele preparado pelos tropeiros, com fogo no chão e as carnes fincadas na terra ao redor. A receita é simples, carne – em geral costela por possuir alguma gordura – sal e fogo demorado, assando um lado de cada vez. Por mais que seja um alimento típico, o churrasco existiu por toda a América do Sul antes.

churrasco-gaucho

Tropeiros Gaúchos

Na Argentina e no Uruguai o asado é o prato nacional, sua forma tradicional de preparo é na grelha com o uso de lenha. Na Argentina o asado tradicional dos Pampas é consumido por toda a população, em refeições do dia-a-dia, pelo preço acessível e ótima qualidade da carne. Mas assim como no Brasil o preparo nos finais de semana é motivo para reunir os amigos e família. No Uruguai o alimento é típico e possuí diversos restaurantes famosos por suas Parrillada e outras especialidades locais. No Paraguai o churrasco pode ser acompanhado de mandioca, pão e salada.

Ao longo da história outros tipos de carne e cortes foram incorporados e aprimorados, como a picanha e a fraldinha. Essas inovações chegaram junto com a colonização italiana. Os italianos consideravam o churrasco como alimento apenas para os dias de festa. Foi assim que nasceu o famoso rodízio ou espeto corrido, dessa forma a carne de porco e frango foram introduzidas no novo estilo.

O Hotel Estação 101 possui um espaço exclusivo para servir todas essas delícias. Nossa churrascaria conta com 288 lugares, um local excelente para você realizar os seus eventos empresariais ou sociais. A qualidade de serviço é inigualável quando se trata de fazer com que o seu dia seja o melhor de todos.  

O Hotel Estação 101 conquistou algo importante em sua história. O certificado Programa Alimento Seguro (PAS) para os nossos restaurantes. Se trata de um sistema de requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais, que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mantém em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).selo-programa-alimentos-seguros2

Esta conquista é muito importante pois mostra o tamanho da qualidade de nossos restaurantes, a nossa maior recompensa é também o reconhecimento dos nossos clientes, que têm a garantia de receber produtos alimentícios com qualidade e feitos com muito carinho.

certificado-churrascaria101-2

Faça sua reserva pelo nosso site