Com toda a diversidade do Brasil, às vezes fica difícil entender certas gírias e dialetos de alguns estados e cidades. Não é? Por isso resolvemos “traduzir” para você as principais gírias de Itajaí, para quando vir para a região, estar afiado e entender bem a maneira “pexêra” de se comunicar.
A forma cantada de falar, a omissão de sílabas e substituição do ‘s’ pelo ‘x’ na pronúncia, transformam o peixeiro uma marca identitária do nosso litoral e uma das principais características da cidade.
Mas antes vamos entender… Por que peixeiro?
Como o próprio nome sugere, o peixeiro vem da cultura dos açorianos. Muito presente na arquitetura, artesanato, gastronomia e folclore de Itajaí, a cultura açoriana criou raízes também na forma que os habitantes da cidade e de todo litoral catarinense falam.
O “peixerês” é dialeto antigo de Itajaí e identidade da cidade. Mas apesar disso, garantimos que muitas gírias permanecem vivas no dia a dia da cultura local até hoje. Veja o significado das gírias mais usadas na região:
1 – Tax tolo? = Você está doido?
Essa é a mais usada e pode vir seguida um leve “é?”. Essa famosa expressão pode ser usada em diversas situações. Ela é usada para saber se alguém fala a verdade, mas também para demonstrar admiração/espanto em relação a alguma decisão de outra pessoa.
2 – Istepô = Estupor
Usada para caracterizar uma pessoa de más qualidades, alguém que apronta ou é desagradável. Muitas vezes é usada em tom de brincadeira. “Vem cá, sua istepô!”
3 – Camaçada de pau = Uma surra
Muito usada para expressar quando, em uma briga, alguém apanhou muito. “Ele levou uma camaçada de pau”. Ou também: “Vou te dá-lhe uma camaçada de pau” = Vou lhe dar uma surra.
4 – Dásumbanho = Você dá um banho
Às vezes essa expressão é usada de forma irônica. Ela é utilizada para dizer que uma pessoa é melhor que a outra ou que conquistou alguma coisa. Tem suas variações, podendo ser conjugada para: Déssumbanho (você deu um banho), no passado.
Assista ao vídeo da Déte Pexera, que fez show de stand up no 4ª Jantar Mexicano do Hotel Estação 101, e entenda ainda mais sobre o que estamos falando.
5 – Matasse a pau = Fez muito bem
Usada para quando alguém acerta em cheio, conquista alguma coisa de forma extraordinária. Por exemplo: “O trabalho que entregasse ontem, matou a pau.” ou “Tu passou no concurso? Matasse a pau, cara!”
6 – Tanso
Pessoa com pouca inteligência, sonsa ou um pouco lenta. Também muito usada de forma irônica e em tom de brincadeira. “Tu deixou pra amanhã? És um tanso, mesmo.”
7 – Abobado = Bobo
Geralmente usada para indicar que alguém é engraçado, faz alguma brincadeira, gosta de chamar atenção ou é “metido a besta”.
8 – Cambar = Virar
Se você pedir informação sobre onde fica algum endereço/lugar, você possivelmente vai ouvir algo como: “tu podes cambar as direita na próxima rua, depois cambas as esquerda”.
9 – Visse? = Viu?
Muito utilizada no final de alguma afirmação ou frase. Mas também para perguntar se você sabe, ouviu ou viu alguma coisa. Como por exemplo: “Tu visse se ela tá online?” ou “Eu não gostei nada disso. Visse?”
10 – Ishcumuncado = Excomungado
Essa expressão é usada para se referir a uma pessoa detestável e mal apreciada pelos outros. No dicionário, Excomungado é quem foi expulso do convívio religioso ou da própria igreja.