Outubro é época em que todo mundo quer vir curtir a melhor festa germânica de Blumenau, e se você tá pensando no look para a Oktoberfest 2015, aqui vão algumas dicas.
Tanto para o dia quanto para os embalos da noite, uma roupa confortável é o ideal. Mas se você quer curtir a festa no melhor estilo germânico, resgate o Fritz e Frida que há dentro de você e arrase! Preste atenção nas regras do traje típico:
Frida
Acessórios: são opcionais. E você pode escolher a tiara de flores, o chapéu, bolsa e lenço germânico.
Avental: também é opcional, mas se ele compor o seu look deve ir até quatro dedos acima do comprimento do vestido.
Blusa: mangas longas ou curtas, sem deixar a barriguinha à mostra. As cores são opcionais, sempre harmonizando com todos os tecidos do traje.
Colete: quando usado, o mesmo deve ser típico germânico e também combinando com os tecidos do vestido.
Vestido: vestidos ou saias são aceitos com detalhes em renda ou bordado, longos ou até a altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele. Pode ser usado com bombacha – ceroula típica feminina germânica.
Meias: uso opcional, quando usadas devem estar na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô – na altura da panturrilha.
Sapatos: somente será permitido o uso de sapato social fechado, sapatilha fechada e botina fechada sem deixar os dedos e calcanhar à mostra. Tons lisos e cores únicas. Cadarço, quando utilizado, do mesmo tom do calçado. Tamanco de madeira, típico germânico, também é aceito.
Lederhose: originalmente masculina, mas essa calça pode ser usada por mulheres, com comprimento variável e tolerância até a metade da coxa. Tradicionalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, sendo assim considerada bermuda típica germânica.
Suspensório: este é de uso opcional, mas quando utilizado pode ser preso na calça ou bermuda por botões, atravessado na parte de trás, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.
Fritz
Chapéu: são opcionais, mas quando utilizados devem ser típicos germânicos.
Camisa: pode ser de manga curta ou comprida, com colarinho. As cores são opcionais, sempre harmonizando com todos os tecidos do traje.
Calça e Bermuda: os trajes folclóricos alemães possuem calças longas ou até a altura do joelho ou um palmo acima. A Lederhose, originalmente de couro, pode ser confeccionada em outros tecidos, sendo assim considerada bermuda típica germânica.
Suspensórios: também são de uso opcional. Quando utilizado pode ser preso na calça ou bermuda por botões, atravessado na parte de trás, de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.
Coletes: opcional, quando utilizados, não devem ser apertados demais. Sempre em cores e detalhes típicos germânicos que combinem com o traje.
Meias: são obrigatórias, até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs – canos de meias em tricô – na altura da panturrilha.
Sapatos: será permitido sapato social fechado, botina/bota fechada, e sapatênis fechado em cor única e escura. Cadarço, quando utilizado, do mesmo tom do calçado.
Alguns itens você encontra na Loja de Conveniência do Hotel Estação 101. Todos os trajes podem ser encontrados completos na Vila Germânica, e também, em peças avulsas. Outros pontos de venda são:
- Clube de Mães Andorinhas
- Fritz&Frida
- HS Trajes Típicos
- Loja Vanilla
- Meine Griffe
- Odete Trajes Típicos
- Prenda Mari
- Rosen Trajes
O uso de trajes típicos também conferem descontos nas entradas:
- Meia-entrada: De quinta-feira a sábado, feriados e vésperas de feriados.
- Domingo, quando os feriados forem nas segundas ou terças-feiras.
- Entrada gratuita: De domingo a quarta-feira, exceto feriados e véspera de feriados.