Ler é um ato que nos teletransporta para outras dimensões, ativa nossa imaginação e sempre nos faz aprender algo novo. Muitos executivos e empreendedores recorrem aos livros da área, ótimo, é necessário manter-se atualizado, mas você já pensou em ler algum livro de ficção onde pode aprender praticamente as mesmas coisas?
Selecionamos quatro livros que são verdadeiras aulas de empreendedorismo e lições para se levar a vida toda. Confira:
1. 1984 (George Orwell)
Em uma sociedade controlada pelo “Grande Irmão”, sistema de vigilância totalitário, o protagonista Winston se revolta contra essa situação. Esta é uma das lições valiosa, não se contentar com o status quo.
Além de que este livro serviu como inspiração para que Steve Jobs apresentasse o vídeo de lançamento do Macintosh.
2. A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin)
O sucesso mundial “A Guerra dos Tronos” está carregado de disputas políticas e violentas.
Em relação ao empreendedorismo a obra de George R. R. Martin fala sobre competição e negociação. Um ótimo caminho filosófico para quem precisa fechar negócios. É preciso aprender a ler os interesses da outra parte.
3. Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
O clássico “Admirável Mundo Novo” fala sobre uma sociedade sob extremo controle que é regida por uma valorização extrema da tecnologia e dos modelos de produção automatizada.
Utilize este livro como uma forma de estimular a criação. A obra possui uma abordagem muito crítica sobre a “indústria da satisfação”
4. Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle)
O detetive mais consagrados, Sherlock Holmes, é o exemplo perfeito de como devemos ficar atentos. Tanto a obra de Arthur Conan Doyle quanto a de Dan Brown em, O Código da Vinci, nos mostram que ter uma visão crítica é essencial para conectarmos pontos que nem sempre são tão óbvios.