EnglishSpanishPortuguese

A história de Balneário Camboriú está mais uma vez ganhando atenção especial pelas mãos do designer e fotógrafo Sergio Ulber que agora constrói a história do Hotel Fischer, empreendimento histórico da cidade. O projeto será apresentado por meio de um livro que irá contar sua trajetória a partir de fotografias.

 

O processo de construção está sendo realizado por meio de acervos fotográficos públicos e privados, e conta com grande apoio da própria família Fischer. O livro que finalizará o projeto terá distribuição gratuita, o resultado final será entregue ao Arquivo Histórico Municipal e a família Fischer.

 

O projeto possui grande relevância para Balneário Camboriú por contribuir com a preservação do patrimônio cultural municipal. A história do Hotel Fischer está intimamente ligada à da cidade, por ter sido o primeiro hotel de luxo construído. Depois de ter funcionado durante 52 anos, o estabelecimento foi fechado, sendo demolido em 2012, agora o que resta são fotografias e memórias contadas por quem o viveu.

 

Nesta etapa do projeto todas as imagens do acervo fotográfico da família Fischer foram digitalizadas e impressas, sendo disponibilizadas em um mural com cerca de 7,5 metros para apreciação, neste passeio imaginário é possível acompanhar as etapas do hotel, desde o terreno vazio, até suas instalações internas. A evolução urbana é um dos fatores que mais se destacaram durante o desenvolvimento, por meio dela é possível analisar o modo como a praia era ocupada e aspectos culturais da época.

 

O término do projeto está previsto para dezembro deste ano, foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da Prefeitura e Fundação Cultural de Balneário Camboriú e apoio do Núcleo Catarinense de Fotografia.

 

 Para acompanhar o projeto fique de olho no blog!

 

foto3

foto4

Share via
Copy link