EnglishSpanishPortuguese

Quem já viajou e ficou morrendo de dó ao deixar o cãozinho para trás por alguns dias, vai adorar essas dicas de viagem. Elas são pra você que ama o seu pet e quer que ele te acompanhe independente da quantidade de quilômetros a serem percorridos.

Antes de mais nada, a recomendação básica: viajar com o seu cachorro vai fazer você abrir mãos de algumas facilidades durante a viagem, como algumas adaptações no carro e de destino, minutos/horas a mais de viagem e pesquisas antecipadas sobre onde ele será tão bem-vindo quanto é na sua casa. Se a companhia do seu amigo animal é mais importante do que isso, pode fazer as malas!

Vacinas

As vacinas mais comuns são: anti-pulga e desverminação. Mas uma visita ao veterinário para certificar-se se de que todas as vacinas do seu cachorro estão em dia antes de pegar a estrada, cai bem.

Acostumando o animal

Muitos animais sentem enjoo ao andar de carro, isso é muito comum, mas tem solução simples. Comece com viagens curtas: Utilize uma ida ao mercado, à farmácia ou qualquer pequeno passeio em que seu cão possa estar junto, para que ele se habitue ao ambiente do carro. Faça isso com frequência até o dia da viagem e vai notar que ele estará se sentindo muito mais confortável com o passar dos dias.

Fique atento à temperatura do carro, ligue o ar gradualmente para que ele se acostume aos poucos com a mudança de temperatura e faça o mesmo para desligar o ar antes do animal sair do carro.

Segurança

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é proibido conduzir animais nas partes externas do veículo, assim como dirigir com o animal à sua esquerda ou entre braços e pernas. Por isso, para cumprir a lei e cuidar da própria segurança e a do animal, ele também deve estar preso ao cinto de segurança e no banco de trás do veículo. Para animais de pequeno porte, é possível também levá-lo dentro de uma cadeirinha ou gaiola apropriada, que também é presa pelo cinto.

Conforto e higiene

 Para que seu cachorro se sinta ainda mais confortável, afinal ele pode estranhar muito a mudança do ambiente da casa para o balançar das estradas dentro do carro, você pode colocar a cama, almofada, brinquedos e objetos que ele está acostumado a ter no dia-a-dia, junto dele no banco de trás. Isso vai gerar conforto ao cachorro e acalmá-lo durante a viagem.

O mesmo serve para o destino final, principalmente quando se trata de um hotel. Tente tornar aquele um ambiente familiar para ele, com os mesmos artifícios: caminha, brinquedos, almofadas e cobertores que ele conhece.

Tenha também sempre na mala um kit de higiene emergencial, principalmente com saquinhos plásticos, shampoo e lenços de papel umedecido. Não se esqueça de que existe uma grande possibilidade de ele vomitar durante a viagem. Nesse caso, além da limpeza, preocupe-se em dar uma paradinha para ele respirar.

Alimentação

Você deve levar água suficiente para que o cão possa se refrescar ao longo da viagem. Se for preciso parar o carro para que ele mate a sede, programe paradas de acordo com o tempo de viagem.

O ideal é fazer paradas a cada duas ou três horas. Ficar preso no carro pode deixá-lo estressado e agitado, por isso, pare para um passeie com o animal e, nesse momento, dê água à ele. Isso ajudará a mantê-lo calmo durante a viagem.

Ao contrário da água, evite a comida. O recomendado é que ele coma algumas horas antes de viajar e uma hora depois que vocês chegarem ao destino final.

Identificação

Além da coleira, coloque uma medalha com o nome do animal, nome do dono e telefone. Tanto em viagens como perto de casa, a identificação é muito importante, caso o cachorro se perca de você. Em locais que ele não conhece ou não visita com frequência, principalmente os mais movimentados, aconselhamos que o leve sempre na guia.

Hotéis

Quanto à hospedagem, fica a seu critério escolher o local, mas como não são todos os hotéis que permitem animais, então o ideal é fazer uma pesquisa antecipada e reservas com antecedência. Busque informações tanto para o seu conforto, como para o dele, e procure lugares em que pode deixar o seu bichinho sempre por perto, para que ele não se sinta sozinho, afinal, a viagem deve ser divertida pra todos!

E, caso esteja programando uma viagem para Santa Catarina, lembre-se: O Hotel Estação 101 está preparado e ficaria feliz em receber você e seu cãozinho! Para hospedar-se com ele no hotel, é cobrado uma taxa no valor de R$ 39,90. Faça uma reserva, siga nossas dicas e boa viagem! Fazendo sua reserva online você ainda ganha um Chopp!

Share via
Copy link