Para abrir um negócio é preciso além de ter uma boa ideia, estudar seus concorrentes e avaliar pontos positivos e negativos de ambos os lados. Por isso muitas vezes ter uma boa ideia pode servir para nada se você não entender os desafios que estão por vir.
Para isso daremos duas dicas importantes para o seu negócio:
Concorrência
A primeira dificuldade que os futuros empreendedores encontram ao longo do caminho é enxergar seus concorrentes. Por exemplo, se você vai abrir uma padaria, seus concorrentes seriam as outras padarias. Mas não se prenda a uma concorrência setorial.
Você sabia que um dos maiores concorrentes de O Boticário é a Cacau Show? E você já reparou como as duas lojas são próximas na sua cidade? É porque as duas lojas trabalham com um tipo de venda parecido: a venda de presentes.
Por isso não ignore seus concorrentes dos outros setores, analise bem sua segmentação e até onde ela pode chegar.
Competências
O sucesso das empresas muitas vezes são esclarecidos pelo excelente funcionamento das competências empresariais, essas são designadas por Prahalad e Hamel como um conjunto harmônico de ativos e habilidades.
É preciso explorar os pontos fortes e fracos do seu concorrente. Dessa forma você estará criando uma “lista” de competências necessárias para o seu negócio.
As empresas precisam das pessoas certas, de um sistema de gestão e da tecnologia da informação necessária para ser a base do seu negócio, essa organização interna é o que vai fazer o seu negócio se tornar organizado e excelente. Esses fatores irão melhorar o funcionamento, facilitando o marketing, o que irá gerar sucesso no mercado trazendo os recursos financeiros necessários.
Fonte: Exame