Reserve
CHECK-IN
CHECK-OUT
Apartamentos
Adultos
Crianças

Você já conhece o Porto de Itajaí? Localizado na margem direita do rio Itajaí-Açu, o complexo portuário é o principal da região e o segundo maior do país quando se trata de movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação e importação de quase toda a produção do Estado. Tem como principais produtos exportados a madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo, enquanto os principais produtos importados são o trigo, motores, têxteis, papel, e produtos químicos.

Relatos históricos apontam a importância do Porto de Itajaí desde o século XIX, devido ao ingresso de colonizadores estrangeiros e o forte comércio fluvial que ocorria na época. Mas foi só a partir de 1995 que o porto passou a ser administrado pelo município de Itajaí, que no ano 2000 transformou o órgão em uma autarquia municipal, com a denominação de Superintendência do Porto de Itajaí para administrar o complexo.

Desde então o Porto de Itajaí só cresceu e se solidificou, localizado geograficamente em uma posição estratégica, fica no centro da Região Sul, englobando as capitais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, totalizando assim 46% do PIB nacional. O que faz do complexo um centro concentrador e distribuidor de cargas, possibilitando o atendimento dos mercados exportadores e importadores de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Mais que um Porto

Mas o Porto de Itajaí não tem espaço somente para as cargas, no local encontra-se ainda o Terminal de Passageiros Guilherme Asseburg, o primeiro píer exclusivo para passageiros alfandegado e fora da área portuária do Brasil. Dotado de infraestrutura necessária para receber navios de passageiros em rotas nacionais e internacionais, o píer tem 78 metros de comprimento, salas para embarque e desembarque e abriga ainda instalações da Polícia Federal e Receita Federal, acessos isolados para serviços e áreas de lazer destinadas às tripulações dos navios. O local perfeito para você atracar em alto estilo na cidade!

O Porto de Itajaí é hoje a principal plataforma logística do Estado, assim como um potencial gerador de empregos na região, tornando-se um motor da economia local. Atualmente 66,63% da atividade econômica de Santa Catarina depende dos serviços portuários do complexo, que desde 2016 encontra-se entre os 120 maiores portos do planeta segundo o World Top Containers Ports 2016.   

Muitos são os os funcionários, executivos e turistas que vêm à cidade de Itajaí por causa do Porto. Se esse é o seu caso, aproveite a oportunidade para se hospedar no Hotel Estação 101, ficamos localizados há apenas 17 minutos do complexo e oferecemos a mais completa e confortável estadia da região.