A história do Clube Almirante Barroso começa em 1919. O clube tem uma relação íntima com o mar e os rios que cercam a cidade de Itajaí. Fundado no dia 11 de maio, iniciou com cerca de 40 sócios para a prática do remo. O Barroso, com seus 99 anos de história, está entre os clubes mais tradicionais de Itajaí e ainda oferece opções de lazer e entretenimento para centenas de sócios de Itajaí e região.

O surgimento do Almirante se deu por conta de uma desavença com o companheiro de cidade, Marcílio Dias, que também iniciou as atividades em 1919. Parte dos sócios do Marinheiro não concordaram com a eleição da Madrinha dos dois primeiros barcos do clube. A votação terminou em empate entre Marieta de Moro e Virgínia Fontes. A primeira acabou sendo a escolhida e quase metade dos sócios pediram demissão. Este grupo descontente se reuniu em um dos salões do então Grande Hotel e acabaram fundando o Barroso.

A primeira sede do Barroso começou a ser construída no dia 29 de junho de 1919 e era localizada na Rua Pedro Ferreira. Inaugurada em 1920, era o ponto de encontro dos atletas para confraternizações e práticas esportivas. Com a equipe de remo, o clube ficou no topo dos campeonatos estaduais nos anos de 1920, 1921, 1927 e 1928.

Em 1949, com a fusão entre Barroso e o time do Lauro Muller, acontece o início do futebol profissional do clube. Em 1956, inaugurou o Estádio Camilo Mussi, já na nova sede e atual sede, na Rua Almirante Barroso, no Centro da cidade. Ali atletas profissionais e amadores passaram a jogar futebol no Barroso.

O Barroso foi campeão municipal em 1959 e vice-campeão estadual em 1963. Em 1972, encerrou as atividades no futebol profissional. Antes disso, o clube revelou jogadores como o goleiro Diogo e o lateral esquerda Alvacir, ambos vendidos para o Corinthians, além de jogadores convocados para a seleção catarinense, como Nelinho, Elio, Deba, Mima e Godeberto. Com o final do futebol profissional, o Almirante se dedicou aos campeonatos internos para sócios, até hoje entre os mais tradicionais da região.

No dia 03 de março de 2016, as diretorias do Almirante Barroso e do Sport Clube Litoral firmaram uma parceria. O Litoral assumiu a parte administrativa do time de futebol com o nome do Clube Náutico Almirante Barroso, para o mesmo jogar a Série B do Campeonato Catarinense e retomar as atividades do futebol profissional. No mesmo ano, o time conquistou a Série B do Campeonato Catarinense. Em 2017, foi rebaixado para a Série B novamente, na qual jogou no ano de 2018 e irá jogar no ano de 2019.

Além do futebol profissional, acontecem também, na sede do Barroso, o futebol society, tênis, karatê, jogos de mesa e bocha. A sede também conta com atividades de entretenimento, como piscina, lanchonete, churrasqueiras e salões de eventos com locação especial para sócios.

Vai vir para Itajaí ver um jogo no Estádio Camilo Mussi? Se hospede no Hotel Estação 101. Aproveite e use o cupom de desconto BLOG5 e receba 5% de desconto na sua reserva. Só o Hotel Estação 101 proporciona essa comodidade a você!