No dia 1º de setembro de 1923, começou a história do Avaí Futebol Clube, em uma reunião entre o Sr. Amadeu Horn e jovens atletas que gostavam de jogar futebol. Eles decidiram criar um novo clube, em Florianópolis. O nome do time seria “Independência” e Amadeu seria o presidente.

Amadeu Horn era comerciante e conheceu um grupo de garotos que costumava jogar bola na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), em Florianópolis. Amadeu era apaixonado por futebol e resolveu realizar o sonho dos meninos. Ele presenteou os meninos com um conjunto completo de “ternos”, como eram chamados os uniformes.

Eles ganharam, além de bola e chuteiras, camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis. As cores foram escolhidas em homenagem a um clube de remo, chamado Riachuelo. Cores usadas até hoje.

O nome já havia sido escolhido e os jogadores já tinham uniforme. Tudo já estava praticamente decidido. Então, o Sr. Arnaldo Pinto de Oliveira chegou à reunião trazendo novas idéias e acabou influenciando os outros participantes a mudar o nome do time. O argumento era que Independência era um nome muito complicado para a torcida gritar em apoio ao clube. Segundo Arnaldo, até terminar de falar “Independência” o outro time já teria empatado o jogo.

O próprio Arnaldo de Oliveira propôs um novo nome. Com base em um livro sobre a história do Brasil que estava lendo, ele escolheu o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy. Todos apoiaram a ideia e já gritaram o nome do time. Assim, de forma entusiasmada e convicta, teve início uma história cheia de vitórias e conquistas do então Avahy Foot-ball Club.

O Estádio do Avaí

Em 1930, era inaugurado o primeiro estádio do Avaí. O Adolfo Konder, também conhecido como “Campo da Liga”, estava localizado na área central da cidade de Florianópolis. A maioria dos jogos aconteciam durante as tardes, pois o estádio não tinha sistema de iluminação.

Apesar de ser um campo acanhado, com poucos degraus de arquibancada, o estádio foi palco de muitos jogos importantes. Por exemplo, o jogo do Avaí contra o Santos, em que Pelé estava presente e o Avaí perdeu por 2 a 1, em 15 de agosto de 1972. Outro jogo importante foi a goleada contra o Paula Ramos, com placar de 21 a 3 para o Avaí, que entrou para a história como a partida com o maior número de gols da história do futebol brasileiro.

O “Campo da Liga” ficou ultrapassado em 1975 e por estar localizado no centro em um terreno de apenas 15.000m², ele não podia mais ser ampliado. Por essa razão, em novembro de 1983, o “Campo da Liga” encerrou suas atividades com uma partida entre veteranos de Avaí e Figueirense (empate 1 a 1). A partir daí, começa a história de um novo estádio, denominado de Dr. Aderbal Ramos da Silva, popularmente conhecido por Ressacada.

Em 15 de novembro de 1983, foi inaugurado o novo estádio. A estrutura surpreendeu pela modernidade e grandiosidade: com uma base de 30 metros de profundidade, torres com mais de 40 metros de altura, espalhadas em uma área de 17.270 m². Hoje, a Ressacada tem capacidade para 17.800 pessoas e é o mais moderno estádio de Santa Catarina.

Os Títulos do Avaí

Em sua primeira década de existência, o Avaí foi o primeiro campeão catarinense de futebol em 1924, e o primeiro tricampeão com os títulos de 1926, 1927 e 1928. Dois anos depois, conquistou o título de 1930. Já na década de 1940, o Avaí foi a primeira equipe do estado a conquistar um tetracampeonato estadual, com as conquistas de 1942, 1943, 1944 e 1945.

Após um longo período sem títulos, o Avaí voltou a conquistar o estadual nos anos de 1973 e 1975. Em 1988, conquistou o 12º título catarinense. Já em 1997, o Avaí tornou-se o Campeão do Século em Santa Catarina e chegava ao 13º título no estadual.

Em 2009, depois de 12 anos sem vencer o Campeonato Catarinense, o Avaí voltou a conquistar o título ao bater a equipe da Chapecoense no estádio da Ressacada. Em 2010, o Avaí venceu novamente o campeonato catarinense e voltou a conquistar um Bicampeonato estadual após 65 anos. E em 2012, o Avaí chegava ao 16º título estadual e se tornava o time mais vezes campeão do estado.

Além de uma história de sucesso no Catarinense, o Avaí é também o clube que possui a melhor campanha da história de Santa Catarina na Série A, quando terminou em sexto lugar no Campeonato Brasileiro de 2009 com 57 pontos. Nesta competição, o Avaí protagonizou a maior arrancada da história da Série A de pontos corridos.

O Avaí é também o clube com a maior torcida de Santa Catarina, com cerca de meio milhão de torcedores, segundo diferentes pesquisas recentes elaboradas pelo instituto Pluri junto ao IBGE na Região Sul do Brasil, entre os anos de 2012, 2013 e 2014.

Atualmente, o Avaí Futebol Clube joga na Série B do Brasileirão, mas segue na Série A do Catarinense na próxima temporada. A história do Avaí é cheia de conquistas e continua sendo contada.

Vai vir para Santa Catarina ver um jogo do Avaí? Se hospede no Hotel Estação 101. Aproveite e use o cupom de desconto BLOG5 e receba 5% de desconto na sua reserva. Só o Hotel Estação 101 proporciona essa comodidade a você!