Reserve
CHECK-IN
CHECK-OUT
Apartamentos
Adultos
Crianças

Itajaí é um município com rica história e cultura. Gostamos de explorar as particularidades da cidade, tanto que incluímos em nossa programação do Hotel Estação 101 a Estação Açoriana. 

Muito além da colonização, Itajaí reúne curiosidades dignas de nota. Selecionamos algumas para você neste post. Continue até o final e saiba ainda mais sobre a cidade.

1. Itajaí é cidade-mãe

Algumas cidades catarinenses foram originadas de Itajaí. A primeira a ser desmembrada foi Blumenau, em 1880, seguida por Brusque, em 1881 e Camboriú em 1884.

Já no século 20, Itajaí foi separada dos municípios de Luiz Alves e de Penha no ano de 1958, e também de Navegantes em 1962. Para além disso, vale complementar que Camboriú originou Balneário Camboriú em 1964 e Blumenau também desmembrou outros municípios.

2. É destaque na economia

Apesar de não ser a maior cidade do Estado, Itajaí apresenta índices econômicos invejáveis. A cidade ostenta o 3º lugar no Produto Interno Bruto – PIB de Santa Catarina em 2018, após já ter conquistado a liderança em alguns anos anteriores.

Também registra o 7º melhor índice dos salários médios dos trabalhadores formais do Estado.

3. Reúne grandes empresas e um porto

Itajaí conta com o principal porto de Santa Catarina e é o maior pólo exportador de frios do Brasil. Algumas das principais empresas do país e multinacionais também estão aqui, como Brasil Foods, Votorantim, Petrobrás, JBS, Seara, Multilog, Gomes da Costa, entre outras. 

4. Nome “Itajaí” com diferentes significados

O nome “Itajaí” conta com significados distintos. Existe mais de uma teoria sobre o nome da cidade. A primeira e mais aceita diz que Itajaí é um nome tupi derivado do nome “Tajahy” que significa “Rio dos Taiás”. Outra linha, no entanto, defende que “Tajá” refere-se a “Taió”, fazendo alusão ao “Morro dos Taiós” onde acontecia a corrida pelo ouro na época dos bandeirantes.

E, por último, há quem acredite na junção dos termos itá (pedra), îara (senhor) e y (água), significando “água do senhor da pedra”.

5. Temperaturas do extremo calor ao extremo frio

Apesar de ser um município litorâneo, Itajaí conta com suas quatro estações bem definidas. Tanto que em 2013 até neve caiu durante o inverno. No entanto, a menor temperatura já registrada foi em 1975, de -4ºC. Enquanto a maior foi durante um verão de 42ºC.

6. Destaque em área de preservação

Apesar de ser conhecida pelo litoral, apenas 14% da sua área é urbana. O restante, apesar de ser enquadrado como “área rural”, diz respeito às áreas de preservação de sua mata nativa.

7. Belas praias e morros

As praias não são novidade em Itajaí, mas dá pra ir além das mais populares. Por exemplo, a Praia do Morcego é bastante reservada e praticamente intocada. O mesmo vale para a Praia dos Amores.

Também vale a pena se aventurar pelos morros. Sendo que o Morro da Cruz é o ponto mais alto da cidade, de onde é possível obter uma vista privilegiada de Itajaí a 170 metros de altura.

 

Gostou de saber as curiosidades sobre Itajaí? Sem dúvidas, o que não falta para um município de 159 anos é história para contar. O Hotel Estação 101 tem orgulho em fazer parte dela!

É por isso que investimos em realizar eventos que valorizam a sua história, bem como a City Tour pelos pontos turísticos e históricos.

Que tal fazer sua reserva agora mesmo? Entre em contato e consulte a disponibilidade de vagas.