EnglishSpanishPortuguese

Quem visita a região do Vale do Itajaí já deve ter escutado sobre uma de suas maiores festas: a Oktoberfest. Sua primeira edição aconteceu em 1984 e já serviu para mostrar todo o seu potencial de ser um dos grandes eventos da história do Brasil. Na primeira edição foram apenas 10 dias de festa, realizados no antigo Pavilhão A da Proeb, em Blumenau. Cerca de 102 mil pessoas passaram pelo local, na época essa proporção representou metade da população da cidade, e foram consumidos quase um litro por pessoa.

A notícia correu pelas cidades e logo as vizinhas e outros estados do país já estavam sabendo desse sucesso e ficaram ansiosos para a próxima edição. Por causa da grande procura o evento passou a ser realizado em dois pavilhões. Mas a cada ano a procura era maior e no terceiro ano de Oktoberfest, foi necessário construir mais um pavilhão e utilizar o ginásio de esportes Sebastião da Cruz – o Galegão, para que os diversos turistas vindos de outros estados de países pudessem se abrigar e aproveitar o evento. Desde então outubro é o mês onde o destino certo é Blumenau, local onde a Oktoberfest é realizada com tanto carinho e dedicação.

Mas esta festa traz muitas coisas além de sua famosa cerveja, a tradição, cultura e memória são temas centrais deste evento. Os 19 dias de festa servem para que a cidade de Blumenau mostre ao Brasil e ao mundo, sua enorme riqueza cultural, onde a música, a dança e a gastronomia típica comandam o evento, que tem sua origem nos antepassados vindos da Alemanha e formaram colônias na região sul do Brasil.

 

Toda a cultura germânica pode ser conferida pelos turistas durante o evento, desde a qualidade dos serviços oferecidos, sua qualidade, e atividades que ocorrem como as esportivas, recreativas e culturais, dos clubes de caça e tiro e dos grupos de danças folclóricas. Essas apresentações podem ser conferidas durante o evento nos desfiles que acontecem no centro da cidade e nos pavilhões da festa, essas apresentações animam o público com seus trajes típicos e brincadeiras.

Com tanta alegria, diversão e cultura a Oktoberfest de Blumenau reúne mais de 600 mil pessoas por ano. Ela serviu como base para outras tantas festas que são realizadas em nossa região. Além de tornar o mês de outubro, uma época essencial para viajar e participar desta linda festa e aproveitar para conhecer todo o litoral que está ao redor de Blumenau.

A cidade sede da Oktoberfest está muito próxima de Balneário Camboriú e Itajaí. Dessas cidades saem muitos visitantes para o evento, que por causa da proximidade, escolhem passar a manhã e a tarde aproveitando os desfiles e a gastronomia, para depois curtir o final de tarde na beira da praia de Itajaí ou Balneário Camboriú.

Se você está pensando em conhecer a Oktoberfest, não deixe de fazer a sua reserva no melhor hotel da região, o Estação 101, que oferece a melhor acomodação com muito conforto para você aproveitar cada minuto desta festa típica e tão conhecida de nossa região e ainda está muito bem localizado, onde o acesso é fácil para Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap